sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

João Helio

Império romano. Fim de uma guerra. A tropa vitoriosa capturara o general inimigo. Mas havia uma punição ao general, uma demonstração de soberba perante a vitória. Pegaram uma corda. Uma extremidade foi amarrada a uma das pernas do general rendido. A outra extremidade foi amarrada a uma das patas traseiras de um cavalo. O general vitorioso montou no cavalo e partiu a galopar pela estrada. A estrada era de terra batida com algumas rochas espalhadas. O corpo do general rendido era arrastado por quilômetros e ralava na terra e nas pedras. Num ponto da estrada (se não me falha a memória, numa curva), a cabeça do general, precisamente a parte de trás acima da nuca, bate numa rocha, e o general morre.


Almoço em família. Mas só estávamos eu, meu avô e minha progenitora. Meu avô resolveu demonstrar sua indignação. As pessoas, extremamente moralistas, queriam que os assaltantes fossem condenados por homicídio doloso, quando tudo não passara de um acidente, um decurso do assalto. Baseavam-se na dor da mãe da vítima e na idade da vítima, pois viam o ocorrido como uma espécie de mal que se leva à criança, que a faz conhecer, removendo-lhe a ingenuidade. E isto faziam ignorando a sorte de males quotidianos que realmente tiram a ingenuidade das crianças e a que as pessoas não costumam dar importância. Havia ainda a notoriedade que a imprensa dava ao caso, maior até do que aos casos de abuso infantil, o que demonstrava uma preocupação maior com a morte do que com o sofrimento. Muitas pessoas chegavam ao ponto de desejar uma “justiça injusta”, queriam que os ditos assassinos fossem estuprados.

―Esse caso desse menino… Sinceramente, eu acho que um cara desses devia… — e expressava meu avô. Realmente não lembro o conceito de justiça que ele apresentou. E talvez ele sequer tenha tido a oportunidade de apresentá-lo, pois logo foi interrompido pela minha progenitora.

―Você não sabe, pai! Sabe-se lá o que esse indivíduo fez no passado! — Suas palavras soavam impetuosas, como quem soubesse o que dizia. Eram até certo modo agressivas.

Mal disse ela a última frase, e meus olhos se puseram sobre a terra, e viam um homem sendo arrastado a cavalo pela estrada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário