quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Invisibilidade

Muito diferente da ideia que passam os filmes e animações de hoje, a invisibilidade não é a não reflexão ou absorção de luz tornando o corpo invisível ao olhar direto (semelhante ao conceito físico óptico de transparência ou ao ar). Trata-se apenas da não percepção do corpo. Em outras palavras, dizer que uma pessoa ficou invisível quer dizer que ela ficou imperceptível, não transparente. Por exemplo, um indivíduo, tornando-se invisível, pode entrar numa sala em que haja pessoas conversando e fazer o que desejar sem ser notado. Se alguém na sala olhasse diretamente para ele, o veria. Mas ninguém olha para ele e, mesmo quando olha, o faz distraído, sem notar sua presença.

Muitas tradições ensinam alguma magia ou ritual de invisibilidade. Os ninjas costumam usá-la com frequência e O Grande Livro de S. Cypriano, da Biblioteca Nacional de Lisboa, ensina a usar a fava da invisibilidade, que era usada pelo próprio Cipriano. A preparação da fava, porém, exige um rito que inclui o enterro do crânio de um gato preto com a fava dentro. Seguindo um comportamento mais ortodoxo e respeitoso para com os animais, vou ensinar aqui o exercício da capa de invisibilidade. É um ritual muito antigo, presente em várias tradições, com algumas variações. Mas, é claro, terei que remover toda a sua ritualística e apresentá-lo aqui apenas como um exercício muito simples.

Primeiramente, entre em alfa. Se você não sabe entrar em alfa ou prefere se drogar para isso, não é problema meu. Talvez eu, um dia, escreva algo sobre os estágios de consciência, mas, por ora, existem vários sites e livros sobre o assunto. Uma vez em alfa, procure por uma capa preta em sua imaginação, quero dizer, simplesmente imagine-a. É uma capa preta com capuz. Pegue a capa. Vista-a. Vista o capuz. Agora você está invisível. Faça o que você quiser, como trocar as coisas de lugar, roubar, sei lá (não se esqueça de “acordar” para poder fazer as coisas). Para voltar a ficar visível, basta descer o capuz (não é preciso entrar em alfa novamente). A capa desaparecerá e, se você estiver na presença de outras pessoas, todas elas se surpreenderão com a sua presença.

Nenhum comentário :

Postar um comentário